Adquira o livro online no site da Livraria Vanguarda.
(GENTE, ESGOTOU NA LIVRARIA CULTURA!)
Ou Adquira o livro diretamente pelo e-mail
O texto de Machado Junior interessa a docentes envolvidos com Educação a Distância (EaD) que se questionam como melhor empregar os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) em favor de uma aprendizagem participativa, crítica e sintonizada com a nova realidade da comunicação e do pensamento em rede. Nesse sentido, este texto apresenta uma rica discussão e também os resultados de uma pesquisa teórica sobre as implicações do design gráfico das interfaces de AVAs utilizados na EaD. Mostra que a qualidade da comunicação visual oferecida por um AVA influi diretamente na quantidade e na qualidade das interações on-line. De posse das informações e questionamentos trazidos neste livro, educadores e desenvolvedores de AVAs podem refletir sobre como melhor configurar e explorar essas ferramentas tendo em vista os objetivos e a fundamentação pedagógica dos cursos a distância.
Muitos estudos sobre Educação a Distância (EaD) apenas se preocupam em descrever a importância da interatividade on-line. Outros, sobre ergonomia cognitiva e interface humano-computador, contemplam apenas a eficiência técnica simplificadora para a Internet. O propósito de Interatividade e Interface em um Ambiente Virtual de Aprendizagem é ir além e refletir sobre como é possível redefinir a comunicação visual nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) de modo a auxiliar uma aventura de descoberta e de construção do conhecimento onde não haja apenas contemplação, mas interferência e participação ativa dos estudantes, sem que uma leitura linear e hierárquica seja obrigatória.
A interface gráfica de um AVA é o cenário interlocutor na EaD on-line. É o suporte comunicacional da interação entre os participantes e, também, entre esses e os objetos de estudo. No entanto, a interatividade não é uma característica fornecida pronta com o ambiente virtual mas, como mostra esta obra, é uma qualidade que pode ser intensificada conforme o uso que se faz de suas ferramentas e conforme o tipo de comunicação educacional que a interface de um AVA pode oferecer.
Tomada como exemplo, a avaliação da interface visual do AVA Moodle –referenciada em outros ambientes que apontam características fundamentais para um AVA realmente “interativo”– mostra como interfaces adequadas muito contribuem para estratégias didáticas que desejam promover a interatividade on-line – e não apenas para a disposição de tarefas e conteúdos na Internet que são passivamente assimilados pelos estudantes.
Este estudo contribui, ainda, ao relacionar Pensamento Complexo, interatividade e modelagem das salas de aula virtuais com o fato de que a aprendizagem on-line pode ser muito facilitada com o projeto de AVAs centrados nos usuários, com telas que valorizam o hipertexto e o diálogo.
14 comments:
Olá Felipe, não encontrei teu email para entrar em contato,então entro pelo blog. Gostaria de saber se tens alguma indicação de livro, texto, ou artigo sobre "redesenho de marcas".
Aguardo um retorno teu.
Meu email é: paula@nektardesign.com.br
Att
Paula Langie Araujo
Olá Professor Felipe,
me interessei pelo seu livro, porém não o encontrei na Livraria Cultura.
Como osso adquirí-lo?
Abraços.
Olá Felipe,
meu nome é Bernadeth,
gostaria de sugerir que coloque em prática cursos EAD, usando o moodle, sobre o próprio moodle, por exemplo.
Cheguei ao seu blog por algum link do 'Moodle.org'. Estou interessada em comprar este livro, mas o curso é sempre bacana, como vc mesmo escreve, gera interatividade.
Tem várias pessoas divulgando o próprio curso no grupo de discussão em EAD da UniCamp.
até
Bernadeth
Olá Professor Felipe,
recebi hoje o livro e iniciei a leitura, estou gostando muito.
Publiquei uma postagem sobre seu livro em meu blog
http://paginadaead.blogspot.com/
Tendo um tempo passe por lá e conheça outros trabalhos utilizando o blog como interface.
Abraços.
Olá Felipe, me interessei muito pelo seu blog .
Também egostaria de divulgar seu livro em meu site, passe lá para conhecer: www.janehaddad.com.br
Caso vc se interesse é só me enviar o arquivo que mandarei inserir, parabéns pelo trabalho.
Um abraço,
Jane
Olá Felipe, muito pertinente sua visão no livro e agradeço a contribuição teórica para ead.
Assim como você também sou desiner de produto e encontro-me com dificuldade de avaliar/estudar a teória para desenvolver meu artigo da pós-graduação.
Karla Deluze
Felipe,
Faz mais de um mês que fiz o pedido do livro na Livraria Cultura de São Paulo (Av. Paulista), mas eles não conseguem achar o livro.
Vc saberia me informar onde posso encontrá-lo aqui em São Paulo ou mesmo em outro livraria online?
Abs
Iai grande Felipe,
primeiramente parabéns pelo livro!!! Faço questão de comprar, por que sei que vai me ajudar muito já tô estudando muita coisa de designer instrucional...
eu até já sei o que vai acontecer:
vou comprar o livro, ler em um dia e fazer a propaganda pra o pessoal pela net!!!
Então abraço e bom trabalho!!
Olá Felipe. Seu livro parece bem interessante. Procurei por ele no site da livraria cultura mas não encontrei. quanto custa e como poderia comprá-lo?
Abraços
Se, por acaso, o livro estiver esgotado na Livraria Cultura, por gentileza, escrevam para felipestanque-blogger@yahoo.com.br que o livro será remetido pela Editora IMED/Faculdade Meridional. O Preço é o mesmo da Cultura, mais o valor do transporte.
Abraços do Felipe!
felipestanque-blogger@yahoo.com.br
Skype: felipe.stanque
Gostaria de saber se vc tem como mandar o sumario do livro para eu possa dar uma olhada.
Obrigado.
leandrorpaulino@gmail.com
Prezado Leandro, olá!
Abaixo está o sumário. Se você não conseguir comprar pela Livraria Cultura, fale comigo que a Editora IMED/Faculdade Meridional tem estoque ainda.
Atenciosamente,
Felipe
_________________
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA ATUAL REGULAMENTAÇÃO
1.1 As três gerações de EaD
1.2 Desenvolvimento da EaD no Brasil
1.3 A legislação maior que regulamenta a EaD no Brasil e os AVAs
2 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM OPORTUNIZANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
2.1 Conceituando e configurando o processo de educação a distância
2.2 Conceituando os AVAs
2.3 Potencialidades da EaD e oportunidades para o uso dos AVAs como ferramentas educacionais
2.4 Interação e interatividade
2.4.1 Interação professor-conteúdo
2.4.2 Interação professor-professor
2.4.3 Interação estudante-professor
2.4.4 Interação estudante-estudante
2.4.5 Interação estudante-conteúdo
2.4.6 Interação conteúdo-conteúdo
2.5 Reflexões sobre aprendizagem e comunicação didática a distância mediadas pelo ambiente virtual
2.6 O AVA Moodle
2.7 AVAs com códigos-fonte abertos
3 O DISCURSO VISUAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A INTERAÇÃO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
3.1 A estrutura dos ambientes virtuais baseados em páginas da Web
3.2 Princípios de comunicação visual nas páginas da Web
3.2.1 A leitura das páginas da Web
3.2.2 Princípios de sintaxe visual
3.2.3 Composição tipográfica nas páginas da Web
3.3 Acessibilidade nos ambientes virtuais
3.4 Tipos mais comuns de web sites
3.5 A adaptação da interface gráfica nos ambientes virtuais
3.6 Principais ferramentas de interação em um AVA
4 A INTERFACE GRÁFICA DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO SUPORTE PARA A INTERAÇÃO
4.1 Definição do problema de pesquisa
4.2 Justificativa da pesquisa
4.3 Método de pesquisa
4.4 Analisando o AVA Moodle
4.4.1 Personalizando a interface do Moodle
4.4.2 Acessibilidade no Moodle
4.4.3 A comunicação visual auxiliando a interação no Moodle
4.5 Comparando um AVA com os tipos mais comuns de web sites
CONSIDERAÇÕES “NÃO-FINAIS”
REFERÊNCIAS
APÊNDICE A: UMA DEFINIÇÃO UM TANTO ANTIQUADA DE EAD
APÊNDICE B: O MITO DA EAD MAIS “BARATA” E MAIS FÁCIL
olá !!!
Professor seu livro é muito bom , muito explicativo e com uma leitura atraentes. não tive vontade de para de lê-lo.
Parabéns
Já tenho mais encomendas de livros pra Santo Augusto RS
Livro muito booomMeu Site
Postar um comentário