Seguidamente algumas pessoas me pedem sugestões de modelos de câmeras fotográficas "um pouco melhores e não tão caras", que permitam desempenho e controle semelhantes àquelas grandalhonas que os profissionais exibem em punho. Enfim, desejam ter as conhecidas "semi-profissionais".
O fato é que amadores entusiastas da fotografia estarão sempre insatisfeitos com as limitações das câmeras pequenas (point-and-shoot) e desejarão ingressar no universo das SLR (Single Lens Reflex) digitais para melhor fotografar eventos sociais e natureza, etc, libertando-se de fotos borradas, ruidosas e "empasteladas". Mas qualidade tem seu preço! Nesta hora, é preciso lembrar que, antes de tudo:
- a melhor câmera é aquela que cabe no seu bolso (se não puder adquirir uma nova, compre uma usada);
- é o fotógrafo e o uso que ele faz de uma câmera que permitem gerar resultados com qualidade satisfatória, ditos "resultados profissionais". Dependendo do know-how, uma excelente foto será garantida até mesmo com uma câmera super simples, não é mesmo? Quando refiro-me às câmeras de uso "profissional" falo sobre câmeras de extrema precisão óptica e técnica que são exigidas por legítimos trabalhadores do universo da foto.
Uma câmera para uso realmente semi-profissional deve permitir controlar, basicamente:
- Abertura (controle do diafragma).
- Tempo de exposição ou "velocidade" (controle do obturador).
- Sensibilidade do sensor ISO/ASA.
- "Balanço de branco" ou "balanço de cores".
- Resolução igual ou preferencialmente acima de 6 megapixel.
- Gravação de arquivos em modo "cru" (conhecido por "RAW"), ou seja, gravação da imagem pura que o sensor capta e sem adição de qualquer processamento de nitidez, ajuste de cores, compactação, contraste, efeitos do tipo "sépia", "cores vívidas", "filme antigo", etc.
- Sapata para flash externo.
- Foco e "zoom" manual direto na objetiva, e com
- possibilidade de câmbio de objetiva (objetiva = lentes + diafragma + estabilizador de imagem + mecanismo de focagem).
Por fim, uma câmera que tenha os recursos que uma SLR digital possui.
E se você quer uma câmera fotográfica SLR que grave vídeo, hoje isso é algo muito comum, felizmente!
Uma coisa é certa: a câmera "avançada" não será sinônimo de câmera "barata", pois deverá ser no mínimo um equipamento semi-profissional. Câmeras "baratas" só lhe deixarão frustrado. Pense que depois, daqui a alguns anos, você poderá revender seu equipamento de uso semi-profissional por um belo preço.
Qual é a melhor marca?
Os equipamentos da marcas líderes são muito similares em qualidade e confiabilidade. Canon, Nikon, Olympus e Pentax são ótimas (a maioria dos consumidores não-profissionais no Brasil não está familiarizado com estas marcas). A Sony entrou há pouco no ramo, comprando o setor de fotografia da Minolta, e tem equipamento maravilhosos, como a SLR SLT Alpha A55 (que não é exatamente uma SLR, por incrível que pareça!). Abaixo, um pequeno resumo que elaborei.
Point-and-shoot digitais
Vantagens:
Vantagens:
- Pequenas, leves e discretas.
- Gravam som e vídeo muito bem.
- Fácil manuseio.
- Preço baixo.
- Apresentam alta capacidade de "zoom" (aproximação do alvo), porém com qualidade óptica bem menor que das objetivas das SLR.
- Qualidade de imagem deixa a desejar para profissionais.
- Controles de captura limitados.
- Equipamento não é robusto para profissionais (na verdade, não passam de "brinquedos").
- Shutter lag demasiado (diferença de tempo entre o aperto do botão e o disparo efetivo da imagem).
Vantagens:
- Suas objetivas apresentam altíssima qualidade óptica, ideal para profissionais.
- Controles de captura completos.
- Robustas e duráveis para profissionais.
- Existência de muitos acessórios para personalizar o uso (objetivas, baterias, filtros, flashes, cases, etc).
- Shutter lag muito pequeno, quase inexistente!
- Controles complexos para muitos dos iniciantes e usuários ocasionais;
- Altos preços para corpos, objetivas, flashes e acessórios; Se for para usro profissional, em poucos trabalhos a câmera já conseguirá se pagar. Pense nisto!
- Grandes e pesadas. Exigem cases especiais para proteger contra sujeira, umidade, impactos, variações de temperatura, etc.
As comparações feitas pelo site Digital Preview mostram bem os diferentes desempenhos entre point-and-shoot e SLR.
Compactas com alta qualidade de imagem
Nos últimos anos o padrão Four Thirds da Olympus tomou espaço no mercado de câmeras compactas, muito embora tenha sido pensado inicialmente para SLR. O padrão derivado para compactas, o Micro Four Thirds, trouxe a grande vantagem no fato de que suas câmeras que não usam espelho interno, como nas SLR tradicionais. Assim, a qualidade de imagem é de uma SLR, mas o corpo da câmera é bem diminuto. Desta categoria recomendo a PEN, uma câmera Olympus no padrão Micro Four Thirds para quem deseja o tamanho pequeno de uma point-and-shoot com qualidade de SLR: objetivas intercabiáveis, ajustes totalmente manuais de abertura, ajuste de ISO/ASA, tempo de exposição, balanço de cores, gravação em RAW, etc, etc, etc por um preço menor! Fica aqui a dica.
Para finalizar, neste website há tudo para ajudar a decidir sobre uma DSLR:
Uma das Olympus "Pen" em uso com objetiva Zuiko. Note a sapata para flash externo. Fonte: http://www.yugatech.com/ |
Tamanho do sensor 4/3. O comprimento da diagonal do sensor é 21,63 milímetros, aproximadamente metade do quadro no formato de película 35 mm (36 mm x 24 mm), um formato básico projetado pela Olympus para uso profissional na era digital. Fonte: http://www.four-thirds.org.
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O padrão Four Thirds teve tanto êxito comercial que a Sony lançou a contra-partida: a linha NEX! Compactas com qualidade de imagem semelhante a uma SLR "de entrada". São realmente um meio termo entre qualidade de imagem e custo para amadores. |
Sony NEX-5, adaptador LA-EA1, Zeiss 24mm Distagon. No modelo NEX acima, perceba a inexistência de sapata para flash externo! Fonte: Digital Preview, citado por http://sonyalphanex.blogspot.com |
http://www.dpreview.com. Vá no buying guide...
E pode procurar por produtos usados no http://forum.mundofotografico.com.br/, fórum brasileiro cheio de matérias e opiniões de experts que também muito ajudarão você a decidir sobre a melhor câmera para cada caso.
Dois artigos que auxiliarão na escolha:
A escolha da câmera, por Georges Lemos, e Receita para escolher uma boa câmera, de Leo Terra.
:-D
©2010 Felipe Stanque Machado Junior
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