Hoje uma estudante de publicidade me questionou buscando respostas para sua pesquisa de conclusão de curso. Vai abaixo a pergunta e a minha resposta:
1- Considerando que você é um profissional que representa uma das atividades mais importantes na gestão, criação e manutenção das marcas dos clientes, o que você tem a dizer sobre a função que você desempenha dentro deste contexto [...]
Posso afirmar que meu papel é garantir que investimentos para a visibilidade da empresa sejam bem planejados e aplicados. A visibilidade da marca é fator base da promoção e, no meu caso, como sou um especialista em comunicação visual, me detendo na imagem visual que a empresa apresenta ao público. O desenho de marca deve ser bem executado para que seja adequado conceitualmente e que funcione na hora de comunicar – nos mais diferentes meios e pontos de contato com os clientes.
Hoje afirmo que um grande campo de atuação é redesenho de logotipos e símbolos de empresas. Há muitas empresas que crescem, que têm qualidade em todos os aspectos –exceto na imagem gráfica, o que é mais evidente e perceptível a um primeiro momento pelo consumidor. A imagem da empresa deve ser compatível em qualidade com as melhores empresas do ramo. Não só no logotipo, mas nos ambientes, nos uniformes, na publicidade... em tudo o que é visual.
Ora, um novo cliente que não conhece a empresa tem, muitas vezes, uma má impressão da empresa já num primeiro momento de contato com um anúncio, com o ambiente da empresa, etc, pois a única informação que lhe é passada é uma informação visual inadequada ou mal produzida. Os empresários precisam entender de uma vez por todas que os clientes têm necessidades que não são apenas quantitativas. O consumidor tem sede natural pelo que é belo, por produtos, serviços e ambientes esteticamente adequados a ele. É nisto que trabalho, basicamente, agregando valor por soluções esteticamente adequadas - e muito funcionais antes de tudo! E isto traz muito lucro para a empresa que acredita em design profissional e competente (e não nos MUITOS amadores que existem por aí...).
Felipe Stanque Machado Junior – desenhista industrial/programador visual –
felipestanque-blogger@yahoo.com.br - http://felipestanque.blogspot.com
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comments:
Olá , Boa noite!
Ontem entrei em contato com você, solicitando uma entrevista como trabalho acadêmico, enviei as questões via e-mail ontem, gostaria de saber se há possibilidade de nos enviar ainda hoje . Aguardo um retorno urgente, muito obrigado.
Atenciosamente,
Gildelene Rodrigues
e-mail: gilandfa@hotmail.com
Muito bem colocado, a definição de ter uma identidade visual que identifique a empresa de uma forma positiva, ja no primeiro contato.
Postar um comentário