terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pentax novamente entre as melhores do mundo! "Ave Pentax, qui imagine vult te salutant!"

Dá-lhe água! Pentax K-5 é extremamente selada!
Fonte: Pentax Imaging Company.

Se você é fã da Canon ou da Nikon, será um admirador também das Pentax digitais a partir de agora. Depois da longa busca por lugar de mérito no mercado da fotografia digital a Pentax conseguiu se recolocar entre as melhores das melhores marcas. Com modelos digitais de desempenho mediano até há pouco, a subsidiária da Hoya tinha dificuldades para desenvolver um produto digno da fama consolidada na era da imagem analógica. 
Concordo com o artigo de Henrique Pereira que comenta o retorno da Pentax ao posto que já lhe foi merecido, de majestade na indústria de equipamentos fotográficos. A Hoya investiu pesado em tecnologia para correr atrás da concorrência no mercado digital. Com o lançamento das câmeras Pentax 645D e Pentax K-5 a marca japonesa mostra que está no topo do domínio técnico para os modelos profissionais e semi-profissionais. Estes dois modelos fotografam melhor que os concorrentes da Nikon e da Canon -e com larga vantagem na comparação qualitativa dos resultados em JPG ou RAW. Em latitude e sensibilidade máxima (ISO 51200!) a Pentax K-5 é muito superior a outros modelos também com sensores de tamanho similar ao APS-C, a exemplo de Nikon D300s, Nikon D7000, Canon D50 e Canon 7D, além de possuir corpo todo em magnésio completamente selado contra a intempérie (é resistente como um tanque de guerra, conforme análise do Digital Preview). A Pentax 645D é a melhor DSRL profissional de médio formato do mundo hoje conforme avaliação e prêmio da Technical Image Press Association (TIPA) de 2011. A 645D também recebeu o título de "câmera do ano" pelo Camera GP Japan 2011.

Pentax 645D: a melhor do mundo, simplesmente. Fonte: Pentax Imaging Company.



Para quem, como eu, sonhava em ver uma Pentax digna de preferência em detrimento a outras marcas, chegou a hora. Citado o Henrique Pereira: "Se você tem lentes Pentax do tempo da sua Pentax K1000 e quer fazer a transição digital, o momento é esse, a hora é agora e a câmera é essa". Identifiquei-me totalmente com este dizer (sou o feliz proprietário de uma maravilhosa Pentax K1000 modelo 1976 funcionando perfeitamente!).


A legendária Pentax K1000: muito robusta.
Fonte: Butkus.org / OrphanCameras.com.

Segue um vídeo de teste de selagem da Pentax K-5. O expositor da marca derrama água sobre o equipamento.


Vídeo da Pentax K-5 debaixo do chuveiro tomando um banho:


"PENTAX K-5 (K5) test (resists water)"


"PENTAX K-5, 7fps testing":


Um review super completo da Pentax K-5 do Digital Preview:
Uma das poucas SLR que, por mérito, recebeu o "Gold Award"!

Comparação entre Pentax K-5 e Canon 7D pelo Snapsort.com:


Outra avaliação muito criteriosa pelo Imaging Resource: 

Clicando na imagem a seguir você poderá ler sobre um "teste de campo" (muito interessante pelo seu modo de desenvolvimento) em condições reais de uso por fotógrafos profissionais, e não apenas em laboratório. Foram cinco dias de teste com câmera na mão e pé na estrada. Essa leitura vale a pena para quem está interessado numa Pentax, pois os recursos da câmera foram testados ao extremo em diferentes estilos e técnicas  de foto. Veja na imagem abaixo o exemplo de uma longa exposição noturna feita pela equipe do The Phoblographer:

Fonte:  teste da Pentax K-5 no The Phoblographer.com

Hands on preview da Pentax K-5 no Camera Pro:

Comparação entre as Pentax K-5 e 645D: 


0 comentários:

Postar um comentário