terça-feira, 1 de dezembro de 2009

As videoaulas do prof. Neri: mais de 2,3 milhões de acessos no Youtube!


Nas linhas a seguir o prof. Neri Aldoir Neitzke conta ao nosso blog um pouco sobre a satisfação que é ter 3 mil videoaulas de treinamento em informática produzidas e mais de 2,3 milhões de acessos no Youtube! Um feito sensacional, não é mesmo!? Enquanto lecionei na Universidade Luterana do Brasil, no Curso de Sistemas de Informação, em Carazinho, RS, tive a satisfação de trabalhar com o professor Neri, hoje famoso em todo o Brasil em virtude de suas videoaulas que batem recordes de visitas no YouTube. O sucesso das aulas do prof. Neri é um exemplo de determinação e pleno êxito em instrumentalização de estudantes no ensino superior. Este professor encontrou uma maneira de apoiar as aulas presenciais que é muito bem recebida não só pelos graduandos, mas também por todos que buscam tutoriais de informática na Internet. Recentemente ele foi tema da matéria no jornal Zero Hora (edição de 11 nov. 2009) “Videoaulas pelo portal YouTube”, na qual falou sobre este trabalho que desenvolve há poucos anos. Abaixo, uma entrevista exclusiva para nosso blog que ele nos concedeu por e-mail.

Neri, é possível dizer que você é hoje uma pessoa famosa no YouTube e na Internet quando se trata de videoaulas. Como você percebe este sucesso?
Sim, o assédio é muito grande, eu percebo isso através das centenas de emails que recebo diariamente e de ligações que recebo de vários cantos do Brasil.

Qual foi a principal motivação para o início de produção das videoaulas? Quando começou a produzi-las?
Comecei a fazer há três anos para ajudar os alunos da universidade e para ser um “algo a mais” melhorando assim a qualidade das aulas. 

Qual o seu equipamento para produção de videoaulas? Quantas pessoas há na equipe de produção dos vídeos?
Eu faço sozinho mesmo, apenas um PC, filmadora digital e fone de ouvido.


Determinação, espontaneidade e equipamentos simples são as ferramentas de Neri para produzir suas famosas videoaulas. Foto: arquivo pessoal.

E qual é o assunto mais tratado nas videoaulas?
Tudo o que for relacionado à tecnologia. Cheguei ontem (29/11/2009) a exatamente 3.000 videoaulas. Os assuntos abordados até aqui: algoritmos, programação com Delphi, programação com Java, programação com Flex, Banco de dados (Oracle, SQLServer, Firebird, PostgreSql, MySql)

Saberia dizer, aproximadamente, quantas horas acumuladas de vídeo você já produziu? E em números, quantas videoaulas já foram feitas?
Até hoje foram 3.000 videoaulas, como cada aula tem em média 9 minutos, fica um total de 27.000 minutos, ou 450 horas. Isso é equivalente a 16 livros.

O que os seus alunos de faculdade acham das videoaulas?
Os alunos que estão aproveitando acham bárbaro, fantástico. Alguns já conseguiram até emprego por causa das videoaulas. A qualidade realmente aumento muito. Mas é claro que tem alunos meus que nunca assistiram, não sei se isso é resultado de que santo de casa não faz milagre ou puro desinteresse mesmo.

Quais foram os resultados que você obteve com o emprego das videoaulas na ULBRA?
Com o uso das videoaulas a qualidade de ensino melhorou muito, pois se consegue ensinar muito mais coisas do que antes, já que tudo está nas videoaulas, e o aluno pode vir apenas para reforçar, aprender coisas novas. O principal ganho a meu ver é a facilidade e rapidez com os alunos absorvem o conhecimento. Com livros, esse processo é bem mais demorado, além de desestimulante.

E para o professor Neri, o que é mais difícil na produção e aplicação destas aulas por vídeo?
Nada é difícil, pelo contrário, as gravações são feitas de modo tão natural que acaba sendo até divertido.

O que você diria para alguém que deseja começar a produzir vídeo aulas?
Hoje já existem dezenas de pessoas fazendo videoaulas, para quem deseja fazer isso, basta terem vontade e dedicação. Para quem quiser aprender a fazer, eu farei em breve videoaulas gratuitas ensinando os professores a criar videoaulas.

Neri, você é um grande gaiteiro, pois toca acordeom com grande perfeição! Antes de ser professor você era musicista? Conte um pouco da sua trajetória para nossos leitores...
Quando eu tinha 19 anos fui morar em Gurupi, Tocantins, e a única coisa que eu sabia fazer era tocar sanfona, jamais tinha sequer ligado um computador. Meu desejo era ser gaiteiro de grupos gaúchos como os Serranos e Os Monarcas. Mas meu rumo começou a tomar caminhos diferentes quando um gaúcho de São Borja chamado Pedro Rogério Azevedo me fez a seguinte proposta: que ele me ensinaria informática em troca de eu ensinar ele a tocar acordeom. E foi assim, aprendi informática, vim embora para Carazinho, montei a minha empresa Informaticon e estou na Ulbra hoje como professor e coordenador do Curso de Sistemas de Informação. Detalhe: o rapaz aquele não aprendeu tocar gaita, infelizmente. Hoje tocar sanfona é um hobby, e pretendo criar videoaulas para ensinar as pessoas a tocar acordeom.


Neri é um excepcional musicista, seus alunos bem sabem! Foto: arquivo pessoal. (Vídeos do Neri tocando acordeom também podem ser vistos no YouTube...)

Parabéns ao Neri, à ULBRA e aos seus estudantes! Grande abraço do ex-colega da ULBRA, Felipe Stanque!

Saiba mais sobre o prof. Neri:

6 comentários:

Anônimo disse...

Viva Neri, the best! Um exemplo para outros coordenadores da ULBRA Carazinho!

Vagner Leonel disse...

Sou fã do Prof. Neri, o material por ele produzido é de ótima qualidade, e de fácil assimilação.

Parabéns Neri.

William disse...

Cara, como pode um cara fazer e saber isso tudo, um cara desse eles tinham que chamar pra NASA, eu andei lendo sobre ele, é realmente uma fonte de inspiração pra todos do ramo, parabéns ao Neri.

rato disse...

congratulations Neri! The world barely got a teacher like you, you are amazing!New way to teach others!
I doubt any country there outside, have such teacher, them envy us!

jhow disse...

Sou de RONDONIA - Rolim de Moura, aluno FSP (faculdade São Paulo) sistemas de informaçao. e essas aulas sao sensacinais... adorei e muito.... Sr° Neri. Sou seu fã agora.... XD

ROBERSON disse...

adquiri as video aulas do prof neri estou estudando e vou estudar mais algumas coisas com as video aulas do prof: olha sao otimas aulas e ja iindiquei a colegs da curso da faculdade a adoraram ninguem falou mal os contras sao os invjosos por ele ter muito conheçimento e passar aos outros isso e gratificante
colider mt

Postar um comentário